Suporte, Dúvidas e Perguntas

    Ofereceremos suporte técnico através de e-mail, somente dúvidas e perguntas em relação a instalação, configuração e uso dos programas podem ser resolvidas enviando as mensagens para ATduvidas&perguntas através do e-mail atduvidas@acessorelacional.com.br descrevendo essa questão que iremos responder o mais breve possível.

    Uma outra alternativa é o preenchimento do Formulário E-mail onde deverá ser informado: um endereço de e-mail válido , um título para a mensagem ou seu primeiro nome e finalizando o texto descritivo da dúvida ou pergunta relativas aos item apresentados no parágrafo acima.

    Acesse também a página de Perguntas Selecionadas pelo link a seguir Perguntas e Respostas aonde você encontrará um questionário que tenta abranger em perguntas genéricas sobre os nossos programas de banco de dados nas versões à Venda e Demonstrativa.

    Os proprietários das marcas Sun, Oracle, Apache, Microsoft, Linux e de seus respectivos produtos JRE, JDK, db-Derby, JavaDB, JDBC, Microsoft Windows XP/Vista/7, Linux detêm os direitos reservados de seus produtos conforme leis, contrato e licenças geralmente constantes no próprio produto a venda ou para as suas distribuição Opensource e gratuitas.

    As expressões DatabaseCLFN, databaseclfn, Cliefunap, DatabaseCE, databasece, Conprodap (e como nome do próprio programa com interface gráfica Java) pertencem a www.acessorelacional.com.br e a seus elaboradores.

    Os programas estão configurados para microcomputadores com sistema operacional com idioma Português(do Brasil) não apresentando ainda um configurador automático ou um seletor de idiomas.    Versões futuras dos produtos demonstrativos e a venda ficarão no planejamento de inclusão de um recurso para a seleção de idiomas.

Versões Demo e a Venda dos Programas

Os programas de banco de são comercializados em duas apresentações uma para ambientes Microsoft Windows (XP, VISTA, 7, 8, 10) 32/64 bits e outra para ambientes Linux 32/64 bits (Red Hat, Fedora, Suse, Ubuntu entre outras versão genérica do Linux que o programa vier a funcionar) e UNIX para estes sistemas versões demonstrativas e à venda estão disponíveis para serem baixadas efetuando um download pelos links nas páginas de apresentação dos programas.   Na opção de menu Aplicativos d Banco de Dados pelos links Clientes e Funcionários e Clientes e Produtos maiores informações quanto ao nome dos arquivos, links para download e uma complementação da informação quanto ao sistema operacional e de hardware são fornecidas.

O computador do usuário deverá também ter um componente JRE e JDK a partir da versão 6 devidamente instalado, na internet e possível baixar uma cópia original destes programas fazendo depois a instalação dos mesmos.   Alguns microcomputadores a venda em lojas de informática de alguns fabricantes de marca, o sistema operacional instalado no equipamento vêm com uma versão JRE e JDK instalada bastando somente verificar se esta instalação existe e a sua versão.

Quanto ao componente responsável pelo banco de dados um download deverá ser feito pela internet do site da Oracle do Sun JavaDB (versão JavaDB 10.6 ou superior) ou de preferência do site Apache DB project, Apache db-Derby 10.6.2.1 na sua versão zipada ou versão superior compatível com o JRE e JDK que for ser usado.

O programa traz no seu diretório de distribuição uma pasta denominada lib com as bibliotecas jar do db-Derby integradas ao programa neste formato o programa está na configuração para usuários iniciantes ou com pouca experiência em Java quanto a sua configuração de CLASSPTH e variáveis de ambiente.

Instalação e Configuração

    Após baixar o arquivo do programa da opção de menu Aplicativos de Banco de Dados na versão DEMO ou à Venda o mesmo deverá ser descompactado em um diretório ou subdiretório vazio do disco local por exemplo C:\Temp ou /home/nome_usuario , /tmp para ambiente Linux.

  • Descrição do complemento do processo de instalação para o arquivo baixado Versão DEMO

    A seção abaixo serve também como explicação para todos os nossos programa de banco de dados bastando substituir o nome do programa cliefunap e as demais referências dos outros arquivos além disto nos arquivos internos aos programas constam os arquivos leiame.txt e leiame.htm aonde uma informação específica está disponível.

    Após baixar o arquivo do site depois de descompactar o aquivo acima neste diretório um outro com os arquivos será criado com o nome Cliefunap e toda a sua estrutura de diretórios do programa.

Seguindo deste ponto o usuário(s) do programa poderá mover para a pasta de trabalho como exemplo a do Arquivos de Programas (C:\Arquivo de Programas\Cliefunap ou /home/nome_usuario/Cliefunap , /var/Cliefunap para ambientes Linux).

    Na sua apresentação funcional ele vem com seu executável composto pelo arquivo cliefunap.bat e cliefunap.sh ambiente Linux e com as diretrizes para o CLASSPATH e invocação do java.exe.

    Os programas executáveis com extensão exe ou msi são explicativos quanto a sua instalação bastando o usuário seguir na sua configuração padrão do JRE e JDK 1.7 e versões superior e do Oracle JavaDB 10.6, db-Derby 10.6 ou versão superior.   O arquivo produto do download do site Apache DB project (por exemplo db-derby-10.6.2.1-bin.zip)na sua forma zipada deverá ser descompactado e a pasta renomeada para db-derby e movida para uma no diretório de trabalho como exemplo a do Arquivos de Programas (C:\Arquivo de Programas\db-derby em ambientes Linux o instalador poderá selecionar o diretório /opt/sun/javadb - o programa também é apresentado em versões rpm, rpm.bin auto-configurável).

    Após feita a instalação a configuração da variável de ambiente deverá ser feita através do painel de controle -> sistema -> Avançado -> Variáveis de Ambiente a ser adicionadas principalmente para o Derby da seguinte forma:

--Nome da variável    DERBY_HOME;

--Valor da variável    C:\Arquivos de programas\Sun\JavaDB > (diretório instalação + \Sun\JavaDB) ;

ou

--Valor da variável    C:\Arquivos de programas\db-derby > (diretório instalação + \db-derby) ;

    Verificar quanto a instalação do JRE e JDK que geralmente é instalado um uma pasta no diretório Java com o nome jdk1.7 ou jdk1.7 também pode ser verificada a sua instalação no painel de controle através do ícone denominado Painel de Controle Java(TM). Verificar quanto na presença e configuração da variável de ambiente JAVA_HOME que geralmente e auto-configurável na instalação do JRE/JDK. A variável de ambiente JDK_HOME deverá estar configurada pois parte da exibição gráfica depende do programa JDK 1.7. da seguinte forma:

--Nome da variável    JDK_HOME;

--Valor da variável    C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0\bin;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0\lib

    A descrição acima serve como exemplo pois mudará conforme o local pelo usuário da instalação deste programa.

    Quanto a variável de ambiente CLASSPATH ela é apresentada configurada no command line do arquivo cliefunap.bat na condição da instalação do programa JavaDB ou DB-Derby como sendo set CLASSPATH=.;%DERBY_HOME%\lib\derby.jar.

A descrição acima está indicada para usuários com algum conhecimento em java uma alternativa mais simplificada para usuários com menos conhecimento é feita abaixo.

    O usuário pode por simplicidade copiar a pasta lib da instalação do JavaDB ou DB-Derby para o diretório cliefunap e a linha de comando passa a ser por exemplo java -cp "C:\\Arquivo de Programas\Cliefunap\lib\derby.jar"; cliefunap, ou seja o mesmo deverá portanto ter atenção somente a configuração da instalação dos pacotes JRE e JDK e quanto as suas variáveiss de ambiente; no arquivo cliefunap.bat e cliefunap.sh ambiente Linux existe uma configuração para esta alternativa.

  • Descrição do complemento do processo de instalação para o arquivo baixado Versão à Venda

    Após concretizada a compra do programa de um dos programas banco de dados à venda descompactar o arquivo do download zipado e os diretórios e subdiretórios do programa serão criados, a partir deste ponto o usuário(s) do programa podem move-lo para a pasta de trabalho como exemplo a do Arquivos de Programas (C:\Arquivo de Programas\Cliefunap ou /home/nome_usuario/Cliefunap para ambientes Linux).

    Na sua apresentação funcional ele está configurado com seu executável constituindo no arquivo cliefunap.bat ou cliefunap.sh ambiente Linux e com as diretrizes para o classpath e invocação do java.exe.

    Os programas executáveis com extensão exe ou msi são explicativos quanto a sua instalação o usuário poderá seguir na sua configuração padrão os do JRE e JDK 1.7 ou versões superior e Sun JavaDB 10.6 ou versão superior.   O arquivo produto do download do site Apache DB project (por exemplo db-derby-10.6.2.1-bin.zip) na sua forma zipada deverá ser descompactado e a pasta renomeada para db-derby e movida para uma no diretório de trabalho como exemplo a do Arquivos de Programas (C:\Arquivo de Programas\db-derby na versão Linux uma localização de diretório poderá ser escolhida /opt/sun/javadb - o programa também é apresentado em versões rpm, rpm.bin auto-configurável).


    Após feita a instalação a variável de ambiente que deverá ser feita através do painel de controle -> sistema -> Avançado -> Variáveis de Ambiente a ser adicionadas principalmente para o Derby da seguinte forma:

--Nome da variável    DERBY_HOME;

--Valor da variável    C:\Arquivos de programas\Sun\JavaDB > (diretório instalação + /Sun/JavaDB) ;

ou

--Valor da variável    C:\Arquivos de programas\db-derby > (diretório instalação + /db-derby) ;

    Verificar quanto a instalação do JRE e JDK que geralmente e instalado um uma pasta no diretório Java com o nome jdk1.7 ou jdk1.7 também pode ser verificada a sua instalação no painel de controle através do ícone denominado Painel de Controle Java(TM). Verificar a presença e configuração da variável de ambiente JAVA_HOME que geralmente e auto-configurável na instalação do JRE/JDK. A variável de ambiente JDK_HOME deverá estar configurada pois parte da exibição gráfica depende do programa JDK 1.7 ou versão superior da seguinte forma:

--Nome da variável    JDK_HOME;

--Valor da variável    C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0\bin;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0\lib

    A descrição acima serve como exemplo pois mudará conforme o local escolhido pelo usuário da instalação do programa.

    Quanto a variável de ambiente CLASSPATH ela esta configurada no command line do arquivo cliefunap.bat na condição da instalação do programa db-derby ou JavaDB como sendo set CLASSPATH=.;%DERBY_HOME%\lib\derby.jar.

A descrição acima é recomendada a usuários com algum conhecimento em java uma alternativa mais simplificada para usuários com menos conhecimento é feita abaixo.

    O usuário pode por simplicidade copiar a pasta lib da instalação do db-derby ou JavaDB para o diretório Cliefunap e a linha de comando passa a ser por exemplo java -cp "C:\\Arquivo de Programas\cliefunap\lib\derby.jar"; cliefunap deste modo o mesmo deverá portanto ter atenção somente com a configuração da instalação dos pacotes JRE e JDK e suas variáveis de ambiente; no arquivo cliefunap.bat existe uma configuração para esta alternativa.

    No diretório bin do db-derby (similar bin do JavaDB) o usuário poderá encontrar alguns programas que passam informações quanto a configuração do mesmo sendo o principal para a nossa instalação o arquivo sysinfo.bat que poderá ser invocado pelo usuário para uma verificação da configuração do sistema quanto a sua correta instalação quanto aos seus diretórios.

     As distribuições tanto na versão DEMO quanto na versão a Venda neles constam de um arquivo de instrução leiame-DEMO.txt e leiame-DEMO.htm e leiame.txt e leiame.htm apresentando o processo de configuração, instalação mencionados nas seções anteriores tanto para o sistema operacional Windows da Microsoft e suas versões quanto para o sistema operacional Linux e sua distribuições.

    As versões do JDK a partir do 1.7/1.8 e superiores baixadas dos sites de internet algumas dispõem do programa Java-db como uma opção de instalação e que irá também junto com a instalação configurar as variáveis de ambiente da forma correta e automática, bastando deste modo que o usuário precise somente de instalar o programa conforme descrito nesta seção para começar a utilizá-lo, entretanto estes programas estão adequados para sistemas operacionais das versões superiores ao Microsoft Windows XP (SP2,SP3 inclusive) e os da versão Linux com a mesma relação da data de sua fabricação.