Java php Javascript C/C++

Criação de um banco de dados em um servidor de internet utilizando uma homepage PHP

A criação de um banco de dados em um servidor de internet e a sua estrutura composta por campos configurados compreende na utilização de um domínio de internet previamente montado aonde o trabalho pode ser dividido entre a utilização dos programas host de painel como por exemplo phpMyAdmin e o Banco de Dados MySQL ou através da utilização de script php com as linhas de código compostas pelas funções sql CREATE_TABLE, mysql_select_db(), mysql_query() entre outras e a opção do painel de controle Banco de Dados MySQL.

Neste exemplo criaremos um exemplo de banco de dados que tem como finalidade o cadastro de dados para uma dieta alimentar e que terá como campos dos registros (as estruturas das tabelas a serem incluídas) com as seguinte informação: nome, idade, peso, sexo, data, carboidratos, lipídeos, glicídeos, proteínas, imc, calorias; finalmente o código php referente ao processamento desta informação descrita anteriormente.

Em ambos os casos o processo tem início com a opção do programa host do painel de controle Banco de Dados MySQL nesta opção escolhemos um nome para o banco de dados como por exemplo datreg_alimentar este por sua vez será reagrupado com parte do nome do seu domínio compondo a expressão dominio_data_dietalimentar. O próximo item compreende no cadastramento de um usuário e uma senha para a conexão e utilização deste banco de dados através da internet esta opção geralmente é apresentada na mesma página de criação do database, utilizando estes dados do exemplo do próximo parágrafo criamos : nome de usuário gen_datdieta e senha 293461 . A conclusão da criação do banco de dados consiste na delegação dos atributos ao usuário com a conta cadastrada anteriormente aonde selecionamos todos os atributos (criar, excluir, modificar etc).

Iniciamos a codificação da informação exemplificada anteriormente com dois exemplo.

O primeiro descreve o código script utilizável no phpMyAdmin 4.0 para inclusão das estrutura do banco de dados no database criado.

CREATE TABLE `datreg_alimentar` ( `nome` VARCHAR(50) NOT NULL, `idade` int unsigned NOT NULL , `peso` float NOT NULL, `sexo` VARCHAR(2) NOT NULL, `data` datetime NOT NULL, `carboidratos` float, `lipideos` float, `glicideos` float, `proteinas` float, `imc` float, `calorias` float, PRIMARY KEY(`nome`) )ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=utf8;

O exemplo a seguir descreve o código em php que cria um tipo de dados caracteres na variável $sql que será passado como argumento para um processo de construção SQL CREATE TABLE utilizado na página de internet para inclusão das estrutura do banco de dados no database criado.

$sql = CREATE TABLE datreg_alimentar( ". "nome VARCHAR(50) NOT NULL, ". "idade int unsigned NOT NULL, ". "peso float NOT NULL, ". "sexo VARCHAR(3) NOT NULL, ". "data datetime NOT NULL, ". "carboidrato float NOT NULL, ". "lipideos float, ". "glicideos float, ". "proteinas float, ". "imc float, ". "calorias float, ". "PRIMARY KEY ( nome )); ";

Concluímos este exemplo de criação das estruturas das tabelas em um banco de dados MySQL através script php em uma página html instalável no servidor web utilizando um browser de internet e uma homepage com o trecho final do script que realiza as seguintes funções:

<?php session_cache_limiter('private'); session_start(); //Utilizamo abaixo os dados de configuracao exemplo fornecido nos paragrafos anteriores //E verificado se esta habilitado o uso do MySQL Server, o banco de dados com este nome //e um usuario com senha valida cadastrado conforme indicado na linha de comando $coneccao=@mysql_connect( "localhost", "gen_datdieta", "293461" ) or die( "Nao foi possivel conectar !" ); if(!$coneccao){ die('Nao foi possivel conectar ao database informado: ' . mysql_error()); header( 'Location: http://.$_SERVER["HTTP_REFERER"].' ); exit(); } //A estrutura e semelhante a utilizada no phpMyAdmin o primeiro exemplo poderia tambem //ser processado no lugar deste script php acessado por internet com o mesmo resultado //Multiplas inclusoes de tabelas as vezes longas podem ser processadas de forma //simplificada repetindo no mesmo arquivo esta estrutura abaixo criando varias variaveis //de caracteres com a expressao CREATE TABLE $sql = CREATE TABLE datreg_alimentar( ". "nome VARCHAR(50) NOT NULL, ". "idade int unsigned NOT NULL, ". "peso float NOT NULL, ". "sexo VARCHAR(3) NOT NULL, ". "data datetime NOT NULL, ". "carboidrato float NOT NULL, ". "lipideos float, ". "glicideos float, ". "proteinas float, ". "imc float, ". "calorias float, ". "PRIMARY KEY ( nome )); "; mysql_select_db( "datreg_alimentar" ); $retvalor = mysql_query( $sql, $coneccao ); if($retvalor == 1){ echo "A conexao e a inclusao das tabelas ocorreu com sucesso !"; }else{ echo " Houve um erro no processamento verifique se os dados estao corretos ! \n"; echo(mysql_error()); }; php>?

A vantagem deste tipo de processamento consiste na inclusão de várias criações de tabelas em um mesmo e/ou outros bancos de dado ; instalação no servidor de internet e processamento remoto quando necessário; pode também criar o banco de dados incluindo um usuário padrão e uma senha de conexão MySQL compatível com a versão do phpMyAdmin que estiver instalada no servidor e visível aos programas host de painel.